terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Animação: Clown e boneco de fantoche













Palhaço (termo possivelmente derivado do italiano omino di paglia, ou "homem de palha")[1], é o artista que, em espetáculos circenses ou em outros, se veste de maneira grotesca e faz gracejos, momices, pilhérias e trejeitos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público[2][3].

Embora vinculado imediatamente aos circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em programas de televisão. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há também o palhaço mais dramático, melancólico, ou romântico (por exemplo, alguns palhaços já têm aplicada uma lágrima em seu rosto e roupas relativamente simples), além do que há as versões contrárias (símbolo do "mal", em contraste com o "bem"), casos estes em filmes ou em literatura de horror, pavor ou terror. Na linguagem comum, o termo também pode ser referido como uma característica do comportamento de uma pessoa não confiável ou não acostumado a levar a sério um argumento.
Origem

O nome palhaço, como foi dito, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquiagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando om o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.

O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo fato de revelar o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. O local de trabalho mais comum dos palhaços, por ser o mais imediato e simples, é a rua, mas também pode trabalhar em circos, teatros, entre outros: modernamente, em programas de televisão e em apresentações pela Internet. Embora existam palhaços que usam carregar muito a maquiagem, eles são a essência da representação do humano, e, por isso, devem moderá-la para que apareça a pessoa por trás do nariz. O corpo e o olhar são os principais instrumentos de relação do palhaço com seu público.

Modulo História Leitura dramatica - Plinio Marcos - "Texto" Navalha na Carne"/ 3° Turma Artes Dramáticas - Senac Piracicaba/SP










Alunos do curso Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba encenam Tchékhov



























Elenco da peça o Pedido de Casamento
Com o objetivo de incentivar a prática teatral dentro do módulo de interpretação, os alunos do Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba realizarão um exercício teatral como forma de finalizar o aprendizado.

A atividade é composta pela encenação de duas peças do autor russo Anton Tchékhov: Pedido de Casamento e O Urso. “São dois textos curtos que mostram os pequenos problemas do cotidiano. A temática de ambos gira fundamentalmente em torno do opressor e do oprimido. Todas as personagens são permeadas pela dúvida, pelo medo e pela incompreensão dos sentimentos”, explica Ricardo Araújo, professor do curso.

O elenco do O Pedido de Casamento conta com Suzane Silva Leite, Pristukka Gois, David Donizetti, Daniel Kauê, Rafael de Almeida, Gustavo Bortoletto, Bruna da Silva, Dayane de Florio, Fernanda Zancope e Roberta Miguel.

A apresentação será no auditório do Senac Piracicaba, em 13 e 14 de dezembro, às 20h30. Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público.

Show de talentos da 3° Turma de Artes Dramaticas Senac - Piracicaba/SP